José Saramago
José de Sousa Saramago

Escritor e Prêmio Nobel Literatura em 1998

Português (1922-2010 ) 88 anos

28 pensamentos

" A sabedoria diz que o erro é inseparável da ação justa, que a mentira é inseparável da sua verdade, que o homem é inseparável da sua negação."
José Saramago
" A única revolução realmente digna de tal nome seria a revolução da paz, aquela que transformaria o homem educado para a paz porque pela paz haveria sido educado. Essa, sim, seria a grande revolução mental, portanto cultural, da humanidade. Esta seria, finalmente, o tão falado home novo."
José Saramago
" A vida é breve, mas cabe nela muito mais do que somos capazes de viver."
José Saramago
" Aprender com a experiência dos outros é menos penoso do que aprender com a própria."
José Saramago
" Aprendi a não tentar convencer ninguém. O trabalho de convencer é uma falta de respeito, é uma tentativa de colonização do outro."
José Saramago
" Conheces o nome que te deram, não conheces o nome que tens."
José Saramago
" Creio no direito à solidariedade e no dever de ser solidário. Creio que não há nenhuma incompatibilidade entre a firmeza dos valores próprios e o respeito pelos valores alheios. Somos todos feitos da mesma carne sofrente. Mas também creio que ainda nos falta muito para chegarmos a ser verdadeiramente humanos. Se o seremos alguma vez."
José Saramago
" Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos."
José Saramago
" É ainda possível chorar sobre as páginas de um livro, mas não se pode derramar lágrimas sobre um disco rígido."
José Saramago
" Filhos é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmo, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo."
José Saramago
" Hoje em dia, os nomes já não possuem significado. O que importa são os números: o número da conta, da identidade, do passaporte. São eles que contam."
José Saramago
" Hoje, os políticos tornaram-se meros intermediários entre o poder econômico e os cidadãos."
José Saramago
" Mesmo que a rota da minha vida me conduza a uma estrela, nem por isso fui dispensado de percorrer os caminhos do mundo."
José Saramago
" Nada é para sempre, dizemos, mas há momentos que parecem ficar suspensos, pairando sobre o fluir inexorável do tempo."
José Saramago
" Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo."
José Saramago
" Nem a juventude sabe o que pode, nem a velhice sabe o que sabe."
José Saramago
" No interior da grande cidade de todos está a cidade pequena em que realmente vivemos."
José Saramago
" Nossa maior tragédia é não saber o que fazer com a vida."
José Saramago
" O filho de José e Maria nasceu como todos os filhos dos homens, sujo do sangue de sua mãe, viscoso das suas mucosidades e sofrendo em silêncio. Chorou porque o fizeram chorar; e chorará por esse mesmo e único motivo."
José Saramago
" O heróico num ser humano é não pertencer a um rebanho."
José Saramago
" O que as vitórias têm de mau é que não são definitivas. O que as derrotas têm de bom é que também não são definitivas."
José Saramago
" Se começássemos a dizer claramente que a democracia é uma piada, um engano, uma fachada, uma falácia e uma mentira, talvez pudéssemos nos entender melhor."
José Saramago
" Se tens um coração de ferro, bom proveito. O meu, fizeram-no de carne, e sangra todo dia."
José Saramago
" Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, por que é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado. Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo."
José Saramago
" Somos todos escritores, só que alguns escrevem e outros não."
José Saramago
" Talvez o espelho do cão seja o dono, talvez só nele lhe seja possível reconhecer-se."
José Saramago
" Todos os pais foram filhos, muitos filhos vêm a ser pais, mas uns esuqeceram-se daquilo que foram, e aos outros não há ninguém que possa explicar o que serão."
José Saramago
" Tolerar a existência do outro e permitir que ele seja diferente ainda é muito pouco. Quando se tolera, apenas se concede, e essa não é uma relação de igualdade, mas de superioridade de um sobre o outro."
José Saramago